sábado, 5 de maio de 2012

“ISCAS" PARA CHAMAR A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS


foto tirada na casa da minha mãe da sua orquidea no dia 1/01/2012
O que fazer?
Que tipo de argumentos e métodos podemos utilizar para chamar a atenção das crianças?
E principalmente o que fazer com que a criança tenha gosto pela leitura, sinta prazer em ler e viajar por meio da leitura? 
Neste meio social que estamos hoje. Na quais os meio tecnológicos tomam conta e dispersam o prazer da leitura de um bom livro, revista, jornal até mesmo dos gibis.  
Em que pese à quantidade e a qualidade de textos disponíveis às crianças, geralmente uma atividade inicial motivadora ou um jogo serve de somento à leitura.
Quando entram na sala de aula, as crianças leem a “Mensagem do Dia” (ou da Semana ou do Mês), especialmente escrita para elas.
Remeter pequenas mensagens pessoais (diariamente ou semanalmente) para as crianças. De onde elas vieram?” Esta pergunta, colocada sobre gravuras ou ilustrações ampliadas (semelhantes àquelas que aparecem nos livros), leva as crianças a um processo de interrogação e busca.

foto tirada da orquidea da casa da minha mãe no dia 1/01/2012

Ênfase na leitura compreensiva-significativa. É importante que as crianças discutam e assumam os propósitos para diferentes tipos de leitura, e que todos eles tenham como base a compreensão (maior ou menor) do texto, dando mais vida às leituras.
Dramatizar trechos dialogados de uma história, deixando de fora os “dizes”. Para relatar uma determinada história, se vestir como a personagem principal o mais semelhantemente possível. 
Atribuir um tempo de 10 a 20 minutos para que os alunos treinem a leitura silenciosamente, para que após  a façam em voz alta. Deixar que a criança escolha e leia um trecho de um livro lido, sem fazer nenhum tipo de pressão. Inicialmente, uma vez por semana; ir aumentando a frequência conforme o envolvimento das crianças. O trabalho de leitura em classe deve ser previamente preparado pelo professor e pela criança de modo que a inibição seja vencida.
A criança, ao relatar, assume as características da personagem, fornecendo e vivendo os seus sentimentos e reações.
Teatro de bonecos ou de marionetes ou de figuras no flanelógrafo. A leitura da história pode ser gravada pelos professores ou pelas crianças.

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